Stonehenge

    Stonehenge é um círculo de pedras enorme, um monumento megalítico da Idade do Bronze, localizado próximo Salisbury, na Inglaterra. É único no planeta, nada se assemelha a ele. Os monumentos de pedra surgiram à cerca de 6.000 anos atrás.
    Em 10.000 a.C., chegou o fim da era glacial, com as geleiras retrocedendo, grupos de caça avançaram para o norte. Próximo a Stonehenge, os arqueólogos encontraram vestígios de covas de mastros de pinho. O teste do Carbono-14 mostrou que eram de 8.000 a.C.. Três mastros com quase 80 cm de diâmetro. Poderiam ser totens.
    Em torno de 3.000 a.C., criaram uma vala circular, dispondo de uma entrada e uma saída alinhada com o rio Avon, o que sugeri que o círculo era uma representação do seu mundo. Eram quarenta e seis postes de madeira circulando o perímetro.
    Cinquenta anos depois, removeram os postes deu-se a remoção dos postes de madeira, substituindo por uma estrutura semelhante a que existe em Woodhenge (construída depois de Stonehenge). É possível que fosse coberta, formando um templo. Encontraram estacas marcando o ponto mais meridional que a lua nasce.
    Quinhentos anos depois, iniciou-se a fase das pedras. Fizeram dois arcos com pedras azuis (com um matiz cinza azulado depois de alisadas e molhadas), trazidas das montanhas de Gales a cerca de 160 quilômetros ao Norte. Uma experiência nos anos cinqüenta mostrou poderiam ser transportadas em trenós.
    Um século depois, desmancharam os arcos e trouxeram pedras enormes de uma pedreira mais próxima, cerca de 32 km. Mais de 100 pedras pesando mais de 40 toneladas foram transportadas para o círculo. Em 1992, duzentos voluntários arrastaram uma pedra equivalente à mais pesada e colocaram-na de pé. Fizeram isso em 12 dias. A construção pode ter demorado 3 anos, incluindo transporte, suspensão vertical e pedras de ligação. Por volta de 2.100 a.C., as pedras azuis foram novamente incluídas as pedras azuis.
    A avenida principal do círculo indica o dia mais longo do ano, dia 21 de Junho, o Sol nasce em perfeita exatidão sob a pedra principal. Na direção oposta, o sol se põe no dia mais longo do ano, na verdade, a abertura entre as pedras indicam que este dia era mais importante que o do verão.
    Em outros centros pré-históricos, como Boyne e Orkney também marcavam o início do inverno, o dia mais curto do ano. Ao que parece, está relacionado ao culto dos mortos.
    Das 30 pedras gigantescas que formavam o círculo de fora, 17 das quais ainda estão lá até hoje. Elas estão separadas igualmente com 1,4 metros entre uma e outra, formando uma torre de 4 metros acima do chão, dois metros de largura e um metro de espessura, elas se estreitam em direção ao topo.
    Esse monumento foi utilizado por cerca de 1.500 anos, quando finalmente foi abandonado.
    Muito há ainda para se descobrir, porém o uso da datação por Carbono-14 já desmistificou diversas crenças. Acreditava-se que Stonehenge e outros sítios megalíticos haviam sido construídos pelos antepassados dos Druidas, por que eles não se reuniam em templos fechados.
    Durante séculos, Stonehenge foi o local de reuniões de camponeses e por "Druidas" modernos celebraram aí o solstício de Verão. Durante aproximadamente 20 anos, milhares de pessoas se reuniam no local todos os meses de junho para assistirem ao festival, até que em 1985 as autoridades proibiram tanto a vinda dos Druidas como o festival para evitar que as pedras e a paisagem pudessem ser danificadas.

Comentários

  1. No mundo de tanta confusão falta de conhecimentos Teológicos psicológicos cientificos; para que nos interessa saber tudo isso que escreveu nessa página, e no jornal A Voz de Portugal: As Epistolas de Pedro....Conforme está escrito em 2 Timótio 3: 16...Toda a Escritura dividamente inspirada; é proveitosa para ensinar, para corrigir, para instruir, em justiça.....Portanto não era necessario estar com tanta descrição tanta explicação de tanta coisa sem interesse espiritual. J

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Clair Patterson e a obsessiva medida do chumbo

A idade das rochas da Terra: como elementos radioativos ajudam a medir o tempo

Feriados e violência