Feriados e violência

Publicado em março de 2006

 

Feriados, abençoadas feriados. Natal, ano novo, carnaval, Sexta-Feira Santa, que feriados maravilhosos, festas familiares, reuniões de amigos. Tempo de alegria e felicidade, certo?

Errado! É uma época propícia para revelar sérios problemas mentais. É o que descobriram os cientistas do Harvard Medical School, dos Estados Unidos da América.  São nestes dias que se verificam um aumento de casos de depressão, abuso de álcool e drogas, suicídios e violência doméstica.

O fim do ano vem acompanhado de eventos que geram pressão, como exames escolares e gastos. Filhos que estão morando fora de casa e querem um encontro familiar perfeito. Pais que tiveram algum filho morto recentemente. Filhos que têm pais divorciados e têm que escolher quais famílias para passarem o tempo juntos.

Mas nem tudo está perdido, os próprios cientistas dão algumas dicas para ajudar.  A primeira dica: seja realista, uma grande fonte de ansiedade é estabelecer metas muito difíceis de se cumprir, como perder 20 kg antes dos feriados para poder usar uma roupa atraente, mais “sexy”. Não vai conseguir, a não ser uma tristeza pelo “fracasso”.

Segunda dica, de nada adianta ficar relembrando as festas do passado. O que foi, foi! É preciso viver o presente e planejar o futuro. Nostalgia não é algo bom para a saúde mental. O passado só serve como lição para se planejar melhor o futuro.

E por falar em saúde, é preciso observar o que se come e o que se bebe. Preservar a saúde é a dica. Comer o que faz bem. Dormir bastante. Exercitar-se, isso sim é conveniente. O resto é questionável.

Drogas, jamais! Álcool? Consumir moderadamente, mas evitar é melhor. Não custa lembrar que o álcool e as drogas têm um efeito depressor, ou seja, a “ressaca” é inevitável e imbatível.

A penúltima dica dos cientistas da Harvard é ajustar-se ao orçamento familiar. É preciso adequar seus feriados e festas ao tamanho de sua renda, uma falha bastante comum principalmente em grandes feriados. Se nos Estados Unidos que tem juros baixos é ruim gastar mais que se ganha, imagine aqui...

Por fim, os cientistas aconselham quem sente estresse nos feriados a procurar ajuda profissional porque sentir-se realmente deprimido é indicativo que algo não vai bem e que deve buscar ajuda.

Não custa lembrar que nossos feriados são religiosos ou cívicos, na maioria, não existem para se festejar com excessos de alimentos ou bebidas. Pior, muito comum banquetear bacalhau em plena Sexta-Feira Santa, dia de jejum e abstinência, não de fartura exótica.

É preciso resgatar o sentido original do feriado. Bom para a nossa mente, melhor para o bolso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família e vizinhança afetam o adolescente

Clair Patterson e a obsessiva medida do chumbo