Sistema de Computadores de Bordo de Satélites Artificiais

    A redução dos custos dos satélites artificiais foi acompanhado no crescimento de sua utilização nos mais variados campos de aplicação, pesquisa, militar e comerciais.
    O satélite é composto de equipamentos de telecomunicações, suprimento de energia, computadores de supervisão de bordo e controle de atitude e órbita. Além de sensores, atuadores, câmaras e detectores para desempenhar seus objetivos.
    O computador de supervisão de bordo tem a função de adquirir os sinais de telemetria, receber as mensagens de telecomando, gerenciar a carga útil, de implementar o controle térmico, a detecção, isolamento e recuperação de falhas.
    O controle de atitude e órbita é constituído de um computador e dos sensores de atitude e dos atuadores e tem a função de manter a atitude pré-estabelecida do satélite e executar as manobras de mudança de órbita determinadas a partir do controle de solo.
    O Software de Bordo é constituído de um conjunto de programas que facilitam o acesso às interfaces de hardware e implementa um protocolo de comunicação e sincronização entre os processos (Sistema Operacional) e de programas que desempenham as funções de processamento de telemetria e telecomando, housekeeping, diagnose, determinação e controle da atitude e gerenciamento da memória (Programas Aplicativos).
    Neste trabalho serão apresentados alguns aspectos que devem ser considerados no projeto de software de bordo visando a melhoria de sua qualidade.

Sistema de Computadores de Bordo de Satélites Artificiais Integrado apresentado ao Departamento de Pós-Graduação em Computação Aplicada, do INPE, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre Banca: Dr. Tatuo Nakanishi Dr. Alderico Rodrigues de Paula Jr Dr. Otávio Cupertino Durão São José dos Campos 1996

Baixe o pdf: https://www.researchgate.net/publication/329162849_Sistema_de_Computadores_de_Bordo_de_Satelites_Artificiais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feriados e violência

Família e vizinhança afetam o adolescente

Clair Patterson e a obsessiva medida do chumbo