A Fórmula da Felicidade

 Publicado em novembro de 2005

 

Os pesquisadores britânicos Carol Rothwell e Pete Cohen britânicos afirmaram ter descoberto a fórmula da felicidade. Fizeram um estudo, entrevistando mil pessoas, homens e mulheres com mais de 18 anos, que escolhessem entre 80 momentos diferentes as situações que os fizeram mais felizes ou menos felizes. Os entrevistados foram perguntados sobre sua própria experiência

Como se poderia inferir, homens e mulheres sentem felicidade de formas diferentes. As mulheres ficam felizes com o clima quente (a Inglaterra é o país da neblina, o “fog”, não devemos esquecer), a convivência com a família e perder peso.

Já para os homens, felicidade está no romance, no sexo, os “hobbies” e as vitórias de seus times. De fato, quando eu me desencantei com o PT, esqueci do Palmeiras, meu passatempo favorito tornou-se pegar no pé dos políticos maus, além de ser menos perigoso...

A fórmula da felicidade é expressa da seguinte forma: Felicidade = P + (5xE) + (3xH)

Onde “P” são as características pessoais, incluindo as perspectivas de vida, adaptabilidade e capacidade de manter-se otimista ante a diversidade. Já “E” significa os aspectos existenciais: saúde, estabilidade financeira e amizades. Finalmente, “H” relaciona auto-estima, expectativas, ambições e senso de humor.

Para se medir a felicidade é preciso responder a quatro perguntas atribuindo-se notas de um a dez. Some o resultado das perguntas 1 e 2 para achar o valor de “P”. O resultado da pergunta 3 é “E”. O da pergunta 4 é “H”.

1. Você é flexível, bem disposto e aberto para mudanças?

2. Você olha para a vida positivamente, se recupera logo dos revezes e acha que tem tudo sob controle?

3. Suas necessidades básicas como saúde, dinheiro, segurança, liberdade de escolha e senso de comunidade estão sendo atendidos?

4. Você pode contar com ajuda de pessoas próximas, se concentrar no que faz e envolver-se em atividades que lhe dão uma sensação de ter um propósito? 

Dada a fórmula, podemos utilizá-la para fazer o sentido inverso, ou seja, para ser feliz pode-se estar atento a esses fatores e cultivá-los. Como sugere o próprio Cohen. Ou seja, dedique tempo para a família, amigos e a si próprio. Melhore seus relacionamentos, não busque muitos amigos, mas aprofunde uns poucos.

Para finalizar, aproveite muito bem seus feriados e férias, para seu lazer e relacionamentos. Concentre-se no momento, seja no trabalho ou no lazer, esqueça um pouco o passado e o futuro (Cristo ensinou o mesmo, não?). Arrume tempo para exercitar-se e descansar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feriados e violência

Família e vizinhança afetam o adolescente

Clair Patterson e a obsessiva medida do chumbo