Família e vizinhança afetam o adolescente

 Publicado em fevereiro de 2006


Uma pesquisa da Universidade de Michigan descobriu que o comportamento de garotas é pior que o dos rapazes quando as condições da vizinhança estão deterioradas.

 

A pesquisadora Irene Ng, abrangeu 873 adolescentes com idade entre 14 e 17, e estudou a influência da história e da vizinhança na família considerando 17 problemas de comportamentos, como mau humor, enganar ou mentir, agredir crianças menores, agressividade, destruir coisas, procurar companhia de outros jovens problemáticos.

 

Os rapazes são influenciados por fatores familiares, como educação dos pais, prisão de alguém da família comportamento dos pais no trabalho. A baixa renda familiar por si só não é um fator negativo, mas como o resultado, por exemplo, de desemprego do cabeça da família que influencia negativamente no adolescente.

 

A pesquisadora observou que a renda familiar, portanto, não é fator de mau comportamento e que a paternidade é mais importante e determinante do bom comportamento juvenil. Assim, pais que exercem a paternidade têm mais chances de vencer.

 

O mesmo não ocorre para as garotas. A pobreza, as más condições de um bairro, poucas opções de lazer, por exemplo, são determinantes para o mau comportamento das moças.

 

A pesquisa mostrou que o comportamento de rapazes e garotas é afetado diferentemente pelas condições de pobreza da vizinhança, especialmente as garotas. Isso implica que as políticas contra a pobreza devem ser refeitas considerando essas particularidades. Ou seja, as políticas públicas de revitalização de bairros pobres e assistência familiar devem ser acompanhados por auxílio no relacionamento familiar.

 

A pesquisadora acrescenta que a sociedade deve atuar na prevenção de crimes e nos esforços de reabilitação como parte de uma solução para reduzir os problemas de comportamento dos adolescentes filhos de criminosos.

 

Esta pesquisa também coloca na pauta a responsabilidade da própria sociedade. Volta-se a velha máxima “o homem é produto do meio”. De fato, o meio exerce grande influência e a máxima ainda funciona como regra e as exceções não devem ser usadas para se ignorar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feriados e violência

Clair Patterson e a obsessiva medida do chumbo