Satélite confirma Einstein

    Tão interessante quanto as Teorias de Einstein é o próprio Einstein e sua vida conturbada. Albert Einstein nasceu alemão, judeu e nunca foi um aluno brilhante. Em 1901, já formado em física, não encontrava trabalho, seus professores não acreditavam que seria alguém importante na Física. Parecido com muitas universidades brasileiras, não? O próprio Einstein enviou uma carta para a família dizendo que seria melhor não ter nascido. Einstein trabalhou como professor substituto algum tempo, e só! Seu pai morreu vendo seu filho no fracasso. E somente em 1902, com a ajuda de um amigo, conseguiu um trabalho no Instituto de Patentes da Suíça. E para ser um funcionário de terceira categoria.
    Porém, esse emprego foi fundamental para ele estudar e pensar. Obteve seu doutorado em 1905, que foi chamado de o Ano do Milagre, já que ele conseguiu publicar quatro artigos que são considerados fundamentais para a Física moderna. Porém, não conseguiu impressionar nenhum professor, tanto que ninguém se dispôs a indicá-lo para emprego de professor. Continuou no Instituto de Patentes.
    Em 1907, Einstein quando resolveu trabalhar na Teoria Geral da Relatividade, confrontando a Teoria de Newton. E, agora, a Agência Espacial Americana (NASA) anunciou que o satélite Gravity Probe B (GP-B) confirmou um aspecto da teoria concebida por Einstein. Ou seja, a força da gravidade de grandes corpos do Universo distorcem o tempo e o espaço.
    O satélite GP-B é um dos projetos antigos da NASA, que foi começado a mais de quatro décadas e somente foi lançado ao espaço em 2004. O experimento foi concebido para comprovar um dos aspectos da teoria de Einstein, que os corpos de grande massa alteram o espaço e o tempo ao seu redor devido à força de gravidade. Isso não fora comprovado porque as alterações são muito pequenas e a tecnologia necessária para detectá-las ainda não existia.
    O experimento montado consiste em usar quatro giroscópios de grande precisão para medir o efeito geodésico da Terra (a forma, já que o planeta não é uma esfera perfeita), ou seja, a curvatura do espaço e do tempo em torno do corpo gravitacional, no caso, a Terra. Se a teoria estivesse errada, nada mediria. Porém, a Nasa verificou que os giroscópios experimentaram mudanças mensuráveis na direção de seu giro à medida que eram atraídos pela gravidade da Terra. E as medidas aproximaram-se das projeções de Einstein.
    E, para quem não conhece a vida de Einstein, ele conseguiu um emprego de professor somente em 1911 na Universidade de Zurich. Ganhou o respeito dos cientistas e do povo. Proferiu muitas palestras. Em 1912, pediu para que os astrônomos observassem as estrelas durante o eclipse solar. E, finalmente, em 1919, o astrônomo Arthur Stanley Eddington partiu para a África e Brasil e conseguiu a proeza de confirmar a Teoria de Einstein.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clair Patterson e a obsessiva medida do chumbo

Feriados e violência

Família e vizinhança afetam o adolescente